quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

3 tipos de exercícios

Vou dividir este post em 3. O treino que venho fazendo pode ser dividido em 3 tipos:

Aeróbio = condicionamento cardiovascular e físico.
Hipertrofia muscular = aumento da massa muscular e queima de gordura
Alongamento = flexibilidade da musculatura

Exercícios aeróbios  

Quando iniciei meus treinos, meu objetivo sempre foi o de participar de provas junto com minha esposa. O que eu buscava com os treinos era um melhor condicionamento físico, independente do meu peso. Mas o peso era com certeza um fator limitador. Com a obesidade, era claro que eu dificilmente sairia das caminhadas, enquanto minha esposa já participava de provas de 21 km.


Mas e o emagrecimento ? Os exercícios físicos não foram um fator para o emagrecimento ?

Bom, vamos deixar esta polêmica para um novo post. Tem muita coisa para falarmos neste assunto, e o que gostaria de falar no momento é o treino que venho fazendo.

Inicialmente, meus treinos se resumiam a caminhadas. Para uma pessoa sedentária e com sobrepeso, não é difícil concluir que não é aconselhável começar as atividades já na corrida. Mas um lembrete; 

Caminhada não é passeio

A caminhada tem que ser " vigorosa", ou seja, usando smartfone, falando no celular, conversando com um parceiro, isso é passeio. 
Uma boa técnica para saber se você está caminhando vigorosamente é observar se você consegue conversar, se consegue, pode aumentar o passo porque você está apenas passeando . Para saber a velocidade correta da caminhada (máxima), uma forma é ir aumentando a velocidade, até que em uma determinada velocidade você não consiga caminhar e precisa começar a correr. Aí está a sua velocidade máxima. Reduza um pouquinho para manter a caminhada e mantenha este ritmo.

Variação do terreno

Com o tempo, você começa a adquirir um melhor condicionamento. Neste momento, eu passei a utilizar um treino em terreno variado, com uma subida um pouco acentuada, uma descida menos íngreme e um plano. Por sorte, próximo a minha residência há um parque com uma pista exatamente com estas características. Mas você pode usar alguns quarteirões de seu bairro e intercalar subida, plano, descida e plano. O resultado será o mesmo.

A subida é para ser feita no ritmo máximo da caminhada, para aumentar o trabalho muscular e queimar mais calorias
A descida é para recuperação. Lembre-se que o maior esforço nas suas articulações e musculatura ocorre nas descidas, e é nelas que você tem que ter cuidado, hoje e sempre.
No plano, você retoma o ritmo máximo. É no plano que você começará sua transição da caminhada para a corrida. Com o tempo comece aos poucos iniciar uma corrida em uma velocidade bastante moderada, o famoso "trote".

Corrida leve

Comece sua corrida em um ritmo leve, quando perceber que já adquiriu um certo condicionamento. Mas não adianta ficar buscando um super condicionamento para iniciar a corrida. A menos que você opte definitivamente pela caminhada. Mas no meu caso, foi neste plano que eu iniciei meus trotes, e onde eu comecei a ter contato com uma outra velha conhecida dos atletas, a senhora "Dor". Mas não se assuste, nada que não possa ser superado com um pouco de dedicação, cautela e orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário