quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

3 tipos de exercícios

Vou dividir este post em 3. O treino que venho fazendo pode ser dividido em 3 tipos:

Aeróbio = condicionamento cardiovascular e físico.
Hipertrofia muscular = aumento da massa muscular e queima de gordura
Alongamento = flexibilidade da musculatura

Exercícios aeróbios  

Quando iniciei meus treinos, meu objetivo sempre foi o de participar de provas junto com minha esposa. O que eu buscava com os treinos era um melhor condicionamento físico, independente do meu peso. Mas o peso era com certeza um fator limitador. Com a obesidade, era claro que eu dificilmente sairia das caminhadas, enquanto minha esposa já participava de provas de 21 km.


Mas e o emagrecimento ? Os exercícios físicos não foram um fator para o emagrecimento ?

Bom, vamos deixar esta polêmica para um novo post. Tem muita coisa para falarmos neste assunto, e o que gostaria de falar no momento é o treino que venho fazendo.

Inicialmente, meus treinos se resumiam a caminhadas. Para uma pessoa sedentária e com sobrepeso, não é difícil concluir que não é aconselhável começar as atividades já na corrida. Mas um lembrete; 

Caminhada não é passeio

A caminhada tem que ser " vigorosa", ou seja, usando smartfone, falando no celular, conversando com um parceiro, isso é passeio. 
Uma boa técnica para saber se você está caminhando vigorosamente é observar se você consegue conversar, se consegue, pode aumentar o passo porque você está apenas passeando . Para saber a velocidade correta da caminhada (máxima), uma forma é ir aumentando a velocidade, até que em uma determinada velocidade você não consiga caminhar e precisa começar a correr. Aí está a sua velocidade máxima. Reduza um pouquinho para manter a caminhada e mantenha este ritmo.

Variação do terreno

Com o tempo, você começa a adquirir um melhor condicionamento. Neste momento, eu passei a utilizar um treino em terreno variado, com uma subida um pouco acentuada, uma descida menos íngreme e um plano. Por sorte, próximo a minha residência há um parque com uma pista exatamente com estas características. Mas você pode usar alguns quarteirões de seu bairro e intercalar subida, plano, descida e plano. O resultado será o mesmo.

A subida é para ser feita no ritmo máximo da caminhada, para aumentar o trabalho muscular e queimar mais calorias
A descida é para recuperação. Lembre-se que o maior esforço nas suas articulações e musculatura ocorre nas descidas, e é nelas que você tem que ter cuidado, hoje e sempre.
No plano, você retoma o ritmo máximo. É no plano que você começará sua transição da caminhada para a corrida. Com o tempo comece aos poucos iniciar uma corrida em uma velocidade bastante moderada, o famoso "trote".

Corrida leve

Comece sua corrida em um ritmo leve, quando perceber que já adquiriu um certo condicionamento. Mas não adianta ficar buscando um super condicionamento para iniciar a corrida. A menos que você opte definitivamente pela caminhada. Mas no meu caso, foi neste plano que eu iniciei meus trotes, e onde eu comecei a ter contato com uma outra velha conhecida dos atletas, a senhora "Dor". Mas não se assuste, nada que não possa ser superado com um pouco de dedicação, cautela e orientação.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Minha Inspiração

Preciso postar alguns assuntos que ainda estão no rascunho, exercícios, treinando a mente, etc. Mas preciso parar tudo para apresentar aquela que foi minha principal inspiração neste caminho em busca do emagrecimento e da qualidade de vida.

Minha inspiração

Mas minha inspiração não começou de um momento para outro, não apareceu em minha frente em uma busca pelo google. Na verdade, minha inspiração esteve sempre ao meu lado a mais de 20 anos.

Concluindo 15 Km NB
Sempre buscando uma qualidade de vida e um condicionamento físico que muita gente pergunta para que ?
Ela nunca venceu uma prova, mas já venceu algumas batalhas muito mais difíceis contra seu próprio corpo, contra o destino, contra muitos que não acreditavam na sua determinação e capacidade.

A 7 anos ela começou como quem não quer nada, aprendendo a correr depois de fazer natação e nunca parar de frequentar uma academia. Ela me dizia que iria começar a treinar corrida, só para "ver" se iria gostar . Bom nem precisa dizer que gostou não é ?

Essa foto ao lado fala por si. Essa é a minha grande musa inspiradora.

De tanto ver a disposição desta guerreira, estar ao lado dela enquanto ela enfrentava algumas batalhas que só ela e o corpo dela poderia vencer, e por mais que eu quisesse, não poderia ajudá-la pois foram lutas que só poderiam ser vencidas por ela mesma. Como uma prova, uma corrida, por mais que tenhamos ajuda, apoio, assessoria, a prova tem que ser feita por nós. No percurso, apesar de estar rodeado por milhares de outros participantes, milhares de outras pessoas com o mesmo objetivo, na verdade todos estão " a sós consigo mesmo ", vencendo seus próprios limites. Construindo sua própria história e prolongando um pouquinho mais a sua permanência neste planeta.

Minha inspiração tem nome, Leila Piani. Mesmo estando ao meu lado esses 24 anos, lutando, caindo, levantando, talvez não se de conta de que, quando eu estou treinando, ainda que sozinho,  lá na minha frente ela está correndo mais rápido e mais rápido, e é ela que eu tenho que alcançar. Não para vencer, mas para correr ao lado.

Quando nos casamos, a juíza de paz disse uma frase que nos marcou para sempre:

"Não importa quantos filhos vocês terão, não importa se eles serão bons ou não. O tempo passará, os filhos partirão para seus próprios caminhos e no final serão novamente apenas "vocês dois". Por isso, cuide de vocês e do seu amor e carinho a cada dia, para que no final ele continue o mesmo deste dia."

Então, " Vamo'bora treinar Leilaaaa !!!"