sábado, 20 de junho de 2015

Entendendo as mudanças

Se a obesidade é uma doença, como muitos dizem, hoje posso dizer que estou curado.
Mas essa cura não me deixa imune a uma recaída. Se não entendermos o que se passa em nosso corpo, as chances de voltar à situação anterior é muito grande.
Não posso e nem pretendo dar aulas de nutrição e condicionamento físico, mas posso compartilhar com vocês o que aprendi comigo e com todo este processo pelo qual passei.




A fantástica máquina de adaptações.

Muito se diz que a superioridade do ser humano está na sua inteligência. Não há como negar isso, mas o que seria da humanidade se o ser humano não tivesse uma outra característica muito rara, a fantástica condição de se adaptar.

Se não tivéssemos esta fantástica função no corpo, não teríamos seres humanos espalhados por todo o mundo. E é essa capacidade de adaptação que pode ser nossa cruz ou nossa espada.

Quando deixamos de lado a atividade física, com o tempo vamos transformando nosso corpo em um mecanismo que trabalha economicamente, um excelente poupador de energia e em um excelente "estocador" de fonte de energia. Se fizéssemos o mesmo com nosso dinheiro, todo gordinho seria milionário.

Por outro lado, quanto mais praticamos esportes, mais "condicionamos" nosso corpo para aquela atividade.

Por isso, o nosso corpo vai se adaptando as necessidades para a atividade que escolhemos e precisamos trabalhar de uma forma que a nossa vontade, nosso planejamento, nosso objetivo direcione essa adaptação. Perder peso, melhorar meu rendimento, manter minha integridade física por mais tempo, tudo depende de como você abastece essa máquina, o que você come, e de como você utiliza essa máquina, suas atividades diárias e esportivas.

Deveríamos ser atletas por toda a vida


Você já foi um atleta. Sim, com toda certeza você já foi atleta. Já superou metas, desafios, já treinou para melhorar sua performance, para aumentar seus músculos, já fez isso sim, tenho absoluta certeza. Todos nós fizemos isso. Ou você já nasceu andando ? Não melhorou sua performance de andar cambaleando até correr feito louco pelo quintal de casa ? Você aumentou sua musculatura treinou suas passadas, sua força nos braços. Você já foi um atleta, então , porque parou ?

Seja qual for o motivo, você transformou seu organismo no grande poupador, no poupançudo da energia em forma de gordura.

O que você precisa é ser o consumidor inteligente. Aprender a consumir o necessário,  economizar o necessário e gastar o necessário para que seu corpo fique sempre na melhor condição para sua saúde.  Sua fonte de energia é o alimento, seu estoque de energia tem que ser o necessário para seu gasto e o seu gasto de energia dependerá da atividade que você faz. 
Mas tem outra questão que é a chave deste processo todo. Primeiro, Seu corpo tem ossos, que gastam energia apenas na fase de crescimento, que vai até os 25 anos. Ah, crescimento ósseo não é só no comprimento, mas também na sua densidade, e esse gasto é enorme, mas após os 25 anos, ele para.
Você tem pele, orgão e tecidos que consomem energia para manterem-se vivos, que varia um pouco dependendo do esforço exigido, da temperatura externa, umidade e de doenças que tentam nos acometer ou que estamos convalescendo. Por fim temos os músculos, que gastam uma tremenda energia para nos movimentar e executar tarefas, movimentar as coisas, etc. Quando usamos ele é claro. 
Para isso, além de gastar energia para fazer sua tarefa, o músculo gasta muita energia para se recuperar, e para crescer.
Ele tem duas diferenças básicas em relação aos ossos. Ele não cresce sozinho, tem que trabalha-lo mas em compensação ele não para de gastar energia depois de uma certa idade. Os músculos podem e devem ser trabalhados pela vida toda.

Então está aí o segredo. O que você fazia quando criança era simplesmente fortalecer sua musculatura, treiná-la para você conseguir andar, depois correr. Pegar as coisas, pular, subir paredes. E foi justamente isso que você começou a deixar de fazer conforme foi envelhecendo. Parando de crescer, e deixando de exercitar a musculatura, seu corpo parou de gastar energia. E o que o nosso corpo faz com a energia que ele recebe dos alimentos ? A máquina usa o necessário e poupa o restante na forma de gordura.
O que eu tive que fazer então ? 
Trabalhar a musculatura. Exercitar a musculatura. Para que ela voltasse a consumir energia e de preferência a energia estocada, literalmente, a pança.

Quando exercitamos a musculatura, ela gasta energia para fazer a tarefa que executamos, o exercício, mas ela continua gastando energia quando cessamos o exercício. A musculatura cresce quando descansamos, que é a forma que ela encontra para se recuperar do esforço a qual foi submetida, e para este crescimento ela gasta muita energia.

A balança mais complexa que já conheci

Agora vem o lado complicado da coisa.
Se nós nos alimentarmos menos, fazendo aquela super dieta do vento, nosso corpo vai se programar para viver em regime de pouca fonte de energia, e vai estocar o máximo de gordura que puder. Por outro lado, se gastamos menos energia do que consumimos, ele sempre vai estocar uma parte na forma de gordura. Essa conta não vai fechar nunca e você vai achar que engorda mesmo fazendo exercícios, mesmo fazendo dietas, você engorda mesmo e pronto. Na verdade, você não entende seu corpo, suas atividade e nem sua comida.

Se você quer realmente entender este mecanismo todo, eu sugiro você reservar um tempinho na sua vida para estudar. Quatro anos de Nutrição e mais quatro de Educação Física deve fazer você começar a entender isso um pouco melhor.

Se você não tem este tempo todo, ou não está interessado neste tema, vai por mim e procure ajuda de quem conhece essas coisas. 

Ajuste sua alimentação para o que você precisa. Cada fase temos que comer adequadamente ao nosso propósito. Normalmente, no início do processo de emagrecimento, nossa dieta deve restringir um pouco o consumo de carboidratos, mas isso vai depender da sua atividade física, do seu metabolismo, da quantidade de gordura e de músculos que você possui. Conforme você aumenta sua atividade, seus corpo vai precisar de mais energia.
Por outro lado, o tipo de atividade que você faz também vai depender do seu objetivo. Sua queima de gordura é maior ou menor, dependendo da intensidade do exercício, se você errar e comer ou treinar errado, seu corpo vai trabalhar errado, chegando a inverter o processo todo, consumindo sua musculatura e estocando gordura. Por isso, muita gente, como eu mesmo no passado, pratica atividade física, restringe a alimentação, e não para de engordar.


Isso é para sempre ?

Hoje tenho certeza que conheço bem melhor o funcionamento de meu corpo. Tenho condição de viver sem um acompanhamento e me manter em forma, fazendo meus exercícios e mantendo minha saúde e meu peso ideal.
Mas o prazer é tanto, que eu passei a querer desafios maiores, correr Maratonas, melhorar meu rendimento nas provas. Isso me faz necessitar de um acompanhamento mais constante, pois preciso me alimentar de acordo com a fase de treino que estou. Preciso mudar minha dieta ou meus treinos, se estiver perdendo massa magra, ou seja, músculos, por exemplo. Preciso acompanhar meu peso e a quantidade de gordura para tentar reduzi-la próximo das Maratonas. Poderia fazer isso sozinho, mas por experiência própria, sei que com o acompanhamento de profissionais experientes, o resultado sempre supera todas as minhas expectativas. Por isso mantenho o acompanhamento. Os resultados deste acompanhamento e as meus desafios e metas alcançadas, você pode acompanhar em meu outro blog
Http://ultrasonho.blogspot.com
Aqui fica meu recado, não atualizo com muita frequência este blog, mas sempre que tiver novidades venho aqui registrar. por isso, passe por aqui também, para conferir.

sábado, 23 de maio de 2015

De obeso a Maratonista

De obeso e sedentário a Maratonista

Pois é pessoal, para quem me acompanha no meu outro blog, o ULTRASONHO já deve saber desta minha realização pessoal.
Para os que me acompanham somente aqui, ou estão acessando esta página pela primeira vez, pela imagem abaixo dá para ter uma idéia de onde eu consegui chegar. E mais que isso, dá para ver que é possível sim, basta você querer e fazer.


Em 2012, uma simples caminhada mais longa já era o suficiente para me deixar ofegante. Como podem ver neste meu blog, além de não recorrer à cirurgia bariátrica, comecei praticando a caminhada, musculação e orientação nutricional, mas o objetivo era algo muito distante naquele momento. Correr , correr provas de longa distância, correr uma maratona. Muitos que me olhavam pensavam, esse cara está ficando maluco. Vai se acabar e não vai conseguir.
Abaixo, mais uma foto da conquista, com nada mais , nada menos que o símbolo do triunfo ao fundo. Sim meus amigos, eu consegui. Não é fácil, depende de dedicação, esforço, diciplina, mas eu posso dizer, eu posso mostrar. 

É POSSÍVEL

Foi possível para mim, e é possível para todos.

MARATONISTA

Agora minha jornada continua. Não consigo postar as coisas com muita frequência, mas vez ou outra colocarei alguma coisa neste blog.

A Dieta ?  Se ela continua ? Não gosto nem de chamar de dieta, não neste significado que demos a esta palavra. Então vamos dizer que sim, a reeducação alimentar continua. Comer o que é bom não quer dizer comer tudo que é colocado em nossa frente.






A escolha é nossa, e as vezes uma diversão não precisa ser abolida, basta ser ajustada. Vamos viver cada momento e curtir com inteligência e moderação, e depois da festa, de volta ao condicionamento físico, aos treinos e a alimentação correta. Não é tão difícil assim, basta você começar e não parar."Saúde !" Não é assim que brindamos ? Então cuida dela. 
SAÚDE !!!!! 

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Já parou com a dieta ?

Sua dieta chegou ao final ?

Essa é uma das perguntas mais feitas neste momento que estou vivendo atualmente. Já faz 8 meses que venho mantendo meu peso ideal, em torno de 75 kg. Tudo parece sobre controle, mas é justamente aí que mora o perigo. E em minha opinião , este conceito de Dieta tem que ser visto de uma outra forma, temos que atualizar a forma que entendemos as coisas. Temos que modernizar nossos conceitos.



O conceito de dieta 

di·e·ta |é| 
(grego díaita-esmaneira de viver)
"dieta", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/dieta [consultado em 02-01-2015].

Dieta é o conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa. A palavra "dieta" tem origem no latim diaeta, que vem do grego “díaita”, que significa "modo de vida".

Hábito Alimentar

O termo hábito alimentar é usado quando se quer designar os costumes e modo de se comer de uma pessoa ou comunidade, ou seja, ele é influenciado por vários fatores.

Alimentação Balanceada 

Uma alimentação ou dieta balanceada é aquela que provê o organismo com nutrientes essenciais, vitaminas e minerais necessários para manter as células, os tecidos e os órgãos, e para que possam funcionar corretamente. 


Bem, o que eu entendo destes conceitos todos é que temos que criar inúmeros conceitos e denominações para explicar o óbvio . Se a alimentação balanceada é prover ao organismo os nutrientes que ele precisa, seja qual for a razão, é assim que devemos nos alimentar.
Se o que nos faz escolher o que comemos é o hábito , nossos hábitos devem ser saudáveis e para isso deve prevalecer uma alimentação balanceada . E se o modo que vivemos é fundamentado em um modo de vida saudável, então estamos o tempo todo vivendo uma Dieta Saudável , ou se não temos hábitos saudáveis , estamos o tempo todo vivendo uma Dieta não saudável. 
Na verdade, se aplicarmos o conceito grego, não é só o meu alimento que faz parte da Dieta, é o meu modo de viver. O que eu como, como eu como, como eu gasto minha energia, como eu reponho minha energia, seja me alimentando como também descansando , eu vou além, como eu encaro a vida, o que a vida representa para mim.
Então minha Dieta não acabou, ela mudou, ela deixou de ser não saudável e passou a ser uma dieta saudável , em todos os sentidos. O alimento, o que eu como diariamente , passou a ser o que preciso, e isso será para sempre. Minha atividade física , a forma como gasto a energia e utilizo meu corpo, passou a ser plena, e também terá que ser para sempre. Para tanto, é importante a gente encontrar uma atividade que nos dê prazer, assim, mesmo as atividades que não sejam muito agradáveis para nós, mas que complementem a atividade que gostamos, também será realizada de uma forma satisfatória , e o esforço será recompensado com a atividade que escolhemos praticar.

Atividade física e o peso corporal.



A combinação da atividade física com a alimentação correta é a chave para manter o peso ideal. Especialistas dizem que quanto mais tempo eu manter o peso ideal, mais difícil será o meu retorno ao sobrepeso. Mas existe um outro porém nesta colocação . Uma diferença que nós , ex-obesos temos em relação a quem sempre manteve o peso ideal, é que nós temos mais tecido adiposo que vocês.
 
Para entender isso, eu uso o exemplo das bexiguinhas de água. As células dos tecidos adiposos são como bexiguinhas de água. Quando estamos magros, às bexiguinhas estão vazias, conforme vamos acumulando gordura, essas bexiguinhas vão se enchendo e a gente vai engordando. O magro também tem algumas bexiguinhas cheias, como o gordo. A diferença é que quando enchemos essas células até o limite, o nosso corpo rapidamente produz novas células , assim, se você se mantém magro, você tem um número de células, que estão cheias ou parcialmente cheias, mas o gordinho, criou um número muito maior de células. Quando emagrecemos, esvaziamos a maioria dessas células, ou seja, ficamos com as bexiguinhas vazias, apenas aquele número de bexigas cheias que o magro também tem estão cheias ou parcialmente cheias. O problema é que as outras células vazias continuam e continuaram lá, e ao menor descuido, o corpo enche essas células muito rapidamente.

Por isso, manter a atividade física é fundamental para manter o peso ideal. Por isso, encontrar uma atividade física que você goste também é fundamental . Fazer algo que te dê prazer é a chave para você não parar mais.

Elimine todos os empecilhos. Faça uma atividade que goste, procure treinar próximo de casa ou do trabalho , de preferência que não necessite deslocamentos de carro, local para estacionar, etc. Quanto menos motivos você tiver para não ir, maior sucesso você terá para chegar e manter seu objetivo. 
Mantenha uma alimentação adequada, saudável , e de preferência orientada para a quantidade é tipo de atividade física que você passou a realizar, bem como para o seu dia a dia.

Então minha resposta para a pergunta se eu já parei com a Dieta é a seguinte :

A minha "Dieta" nunca mais acabará, nem minha atividade física. A única diferença é que agora as duas fazem parte do meu estilo de vida, o "meu modo de viver".