sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Já parou com a dieta ?

Sua dieta chegou ao final ?

Essa é uma das perguntas mais feitas neste momento que estou vivendo atualmente. Já faz 8 meses que venho mantendo meu peso ideal, em torno de 75 kg. Tudo parece sobre controle, mas é justamente aí que mora o perigo. E em minha opinião , este conceito de Dieta tem que ser visto de uma outra forma, temos que atualizar a forma que entendemos as coisas. Temos que modernizar nossos conceitos.



O conceito de dieta 

di·e·ta |é| 
(grego díaita-esmaneira de viver)
"dieta", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/dieta [consultado em 02-01-2015].

Dieta é o conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa. A palavra "dieta" tem origem no latim diaeta, que vem do grego “díaita”, que significa "modo de vida".

Hábito Alimentar

O termo hábito alimentar é usado quando se quer designar os costumes e modo de se comer de uma pessoa ou comunidade, ou seja, ele é influenciado por vários fatores.

Alimentação Balanceada 

Uma alimentação ou dieta balanceada é aquela que provê o organismo com nutrientes essenciais, vitaminas e minerais necessários para manter as células, os tecidos e os órgãos, e para que possam funcionar corretamente. 


Bem, o que eu entendo destes conceitos todos é que temos que criar inúmeros conceitos e denominações para explicar o óbvio . Se a alimentação balanceada é prover ao organismo os nutrientes que ele precisa, seja qual for a razão, é assim que devemos nos alimentar.
Se o que nos faz escolher o que comemos é o hábito , nossos hábitos devem ser saudáveis e para isso deve prevalecer uma alimentação balanceada . E se o modo que vivemos é fundamentado em um modo de vida saudável, então estamos o tempo todo vivendo uma Dieta Saudável , ou se não temos hábitos saudáveis , estamos o tempo todo vivendo uma Dieta não saudável. 
Na verdade, se aplicarmos o conceito grego, não é só o meu alimento que faz parte da Dieta, é o meu modo de viver. O que eu como, como eu como, como eu gasto minha energia, como eu reponho minha energia, seja me alimentando como também descansando , eu vou além, como eu encaro a vida, o que a vida representa para mim.
Então minha Dieta não acabou, ela mudou, ela deixou de ser não saudável e passou a ser uma dieta saudável , em todos os sentidos. O alimento, o que eu como diariamente , passou a ser o que preciso, e isso será para sempre. Minha atividade física , a forma como gasto a energia e utilizo meu corpo, passou a ser plena, e também terá que ser para sempre. Para tanto, é importante a gente encontrar uma atividade que nos dê prazer, assim, mesmo as atividades que não sejam muito agradáveis para nós, mas que complementem a atividade que gostamos, também será realizada de uma forma satisfatória , e o esforço será recompensado com a atividade que escolhemos praticar.

Atividade física e o peso corporal.



A combinação da atividade física com a alimentação correta é a chave para manter o peso ideal. Especialistas dizem que quanto mais tempo eu manter o peso ideal, mais difícil será o meu retorno ao sobrepeso. Mas existe um outro porém nesta colocação . Uma diferença que nós , ex-obesos temos em relação a quem sempre manteve o peso ideal, é que nós temos mais tecido adiposo que vocês.
 
Para entender isso, eu uso o exemplo das bexiguinhas de água. As células dos tecidos adiposos são como bexiguinhas de água. Quando estamos magros, às bexiguinhas estão vazias, conforme vamos acumulando gordura, essas bexiguinhas vão se enchendo e a gente vai engordando. O magro também tem algumas bexiguinhas cheias, como o gordo. A diferença é que quando enchemos essas células até o limite, o nosso corpo rapidamente produz novas células , assim, se você se mantém magro, você tem um número de células, que estão cheias ou parcialmente cheias, mas o gordinho, criou um número muito maior de células. Quando emagrecemos, esvaziamos a maioria dessas células, ou seja, ficamos com as bexiguinhas vazias, apenas aquele número de bexigas cheias que o magro também tem estão cheias ou parcialmente cheias. O problema é que as outras células vazias continuam e continuaram lá, e ao menor descuido, o corpo enche essas células muito rapidamente.

Por isso, manter a atividade física é fundamental para manter o peso ideal. Por isso, encontrar uma atividade física que você goste também é fundamental . Fazer algo que te dê prazer é a chave para você não parar mais.

Elimine todos os empecilhos. Faça uma atividade que goste, procure treinar próximo de casa ou do trabalho , de preferência que não necessite deslocamentos de carro, local para estacionar, etc. Quanto menos motivos você tiver para não ir, maior sucesso você terá para chegar e manter seu objetivo. 
Mantenha uma alimentação adequada, saudável , e de preferência orientada para a quantidade é tipo de atividade física que você passou a realizar, bem como para o seu dia a dia.

Então minha resposta para a pergunta se eu já parei com a Dieta é a seguinte :

A minha "Dieta" nunca mais acabará, nem minha atividade física. A única diferença é que agora as duas fazem parte do meu estilo de vida, o "meu modo de viver".









Um comentário:

  1. A prática de exercícios frequentemente é fundamental para um coração saudável. O Cardiologista sempre vai orientar o paciente desta forma.

    ResponderExcluir