Bom, primeiro devo avisar que não tenho a intenção de criar ou divulgar qualquer tipo de dieta da moda, ou do momento, ou qualquer fórmula mágica para todos chegarem rápido e fácil a perda de peso.
Existe aquele ditado que diz : " Cada cabeça uma sentença. "
Pois bem, quando o assunto é dieta, vale a versão : " Cada corpo uma dieta. "
Portanto, o melhor aconselhamento que qualquer um pode ter, é com um especialista, o seu nutricionista.
" Ah, tá bom ! Mas para que este post então ? "
O que eu gostaria neste post, é que ele pudesse ser útil para demonstrar como eu passei a me orientar para controlar e entender as necessidades alimentares do meu corpo. Como eu passei a "enchergar" o meu prato de comida.
"E mais uma vez, lá vem nosso amigo 3."
Antes de começar qualquer explicação, seria interessante você tomar alguns minutos de seu tempo, e ouvir atentamente esta palestra sobre uma das grandes questões alimentares de nosso tempo.
http://www.veduca.com.br/play/5350?post_id=100000155049147_772575759424252#
Se você prestou atenção no vídeo, acho que você entendeu que apesar de necessitarmos da proteína, isso não quer dizer que temos que comer quilos e quilos de proteína. E mais importante ainda, a proteína pode ser a solução para o ganho de massa muscular, mas cuidado, porque ela também vem acompanhada de uma dose bem grande de gorduras, em alguns casos.
Por isso, quando disse que minha dieta era em parte baseada em proteínas e em restrição de carboidratos, duas coisas tem que estar bem claras ;
- Essa dieta serviu bem para mim, mas pode não ser a melhor opção para você.
Portanto, consulte um nutricionista, um endocrinologista ou seu médico de confiança. E não entre nesta de dietas de ocasião, dieta de famosos, dieta da revista. " Re-educação alimentar, é reaprender, é voltar a estudar e passar a entender a função de cada alimento e a necessidade que você tem deles. - Para cada momento de sua vida, dependendo do seu estado de saúde, de suas atividades diárias, de suas possibilidades, você terá necessidade de comer mais ou menos de um dos três grupos alimentares. Se o seu gasto energético é alto, se você precisa queimar gordura, se você precisa repor massa muscular. Cada momento necessitará de uma determinada quantidade de cada um destes alimentos, e essa quantidade é o que chamamos de Dieta.
Dieta vem do grego díaita, que significa modo de viver, mas no contexto da alimentação, seria o modo como nos alimentamos diariamente, e neste sentido todos seguimos alguma dieta.
http://www.fabiopisani.med.br/index.php?option=com_content&view=article&id=264:porque-os-qregimesq-quase-sempre-falham&catid=62:artigos&Itemid=219
- 6 da manhã = café da manhã
- 9 da manhã = pequeno lanche
- meio-dia = almoço
- 3 da tarde = pequeno lanche
- 6 da tarde = lanche da tarde
- 9 da noite = jantar
É justamente aí que eu coloco o termo "restrição de carboidratos" e não exclusão de carboidratos. O que necessita ser excluído é o carboidrato simples.
O tipo de carboidratos que você deve evitar são conhecidos como carboidratos simples. O que tornam os carboidratos simples tão "maus" é a velocidade a que são digeridos pelo organismo...
... Alguns exemplos de carboidratos simples são: refrigerantes, doces, pão branco, arroz branco, e realmente qualquer outro altamente açucarados ou alimentos processados.
http://www.aprendaemagrecer.com/carboidratos.html