Hígia - Deusa Grega da Saúde |
Quando me perguntam como eu consegui chegar a este resultado, sempre respondo que primeiro mudei meu modo de pensar, depois meu modo de comer e por fim meu modo de viver.
Mas o processo não foi assim tão simples e programado, como pode parecer em princípio.
Na verdade, para manter o processo de emagrecimento, tinha que cuidar de 3 coisas;
- Alimentação : Manter uma alimentação saudável e que possa fazer com que as gorduras acumuladas no corpo sejam queimadas, ou seja, uma Dieta de emagreciento.
- Corpo : Manter uma atividade física frequente e orientada para a queima de gordura e desenvolvimento de massa muscular, ou seja, Plano de exercícios físicos
- Mente : Mudar meu modo de pensar em relação a comida, atividade e trabalhar minha saúde mental eliminando ou reduzindo os momentos de stress emocional e principalmente descansando a mente e o corpo com as horas necessárias de um bom sono.
- Mente : Necessariamente, você precisa mudar sua forma de pensar. Ou isso muda, ou você não sai da estaca zero, ou se sair, o processo não demora por muito tempo, como aconteceu comigo diversas vezes. Começava uma dieta ou uma atividade física, funcionava um certo tempo depois caia no esquecimento e a maldita gordura voltava. Comecei a entender, a me informar sobre os alimentos, o que nos leva a engordar, e comecei gradualmente a mudar meus hábitos alimentares, retirando de minha alimentação os mais gordurosos, passando a me acostumar com carboidratos integrais (pães, massas). Isso ajudou muito na hora de seguir a dieta proposta pelo nutricionista, e acredito que norteará minha vida daqui para frente.
http://drauziovarella.com.br/obesidade/alimentacao-saudavel-2/
Uma outra coisa simples, mas que descuidamos, e que vale tanto para a mente como para o corpo ; o Sono. Colocar o sono em dia e dormir as horas necessárias durante a noite, ter um sono tranquilo e completo, ajuda a mente funcionar melhor, o corpo funcionar melhor, e por incrível que possa parecer, ajuda a queimar calorias (pergunte ao seu médico). - Corpo : Comecei a prestar mais atenção em meu corpo, não se ele estava bonito ou envelhecido, mas se ele estava saudável. Aí a gente começa a se dar conta que estamos nos descuidando de nós mesmo. Dores na coluna, nos pés, nem sempre são sinais de um dia cansativo, mas sim do sobrepeso que estamos carregando.
Então os sinais passam a aparecer discretamente em seus exames médico. Colesterol um pouco alto, pré-diabetes, gordura no fígado, pressão alta.
Chega uma hora que você tem que se decidir, ou cuida de você por muito tempo, ou aguenta as consequências de uma vida sedentária.
- Alimentação : Comecei a dar atenção a um comentário do Dr. Dráuzio Varella, em que ele dizia para repararmos nas pessoas em fotos antigas, muito antigas, década de 30, 40. Procure pessoas gordas nestas fotos. em um vídeo antigo sobre o sistema de transporte na cidade de SP, feito pelo governo americano, reparei que praticamente não encontrava pessoas gordas, acho que 1 ou 2 em 15 min de filme. Então onde estava a diferença, eles andavam mais ? Com certeza, mas também não consumiam tantas frituras, refrigerantes, cerveja pois naquela época, a oferta destes produtos não era assim tão massiva como hoje.
Bom, em resumo, era por esse caminho que eu teria que iniciar e ver os resultados. As cartas estavam colocadas, agora era começar o jogo e ver onde conseguiria chegar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário