Depois de muitos anos tentando algumas dietas, tomando alguns medicamentos e mantendo práticas esportivas sem uma frequência e regularidade, decidi buscar uma orientação de profissionais que trabalham também na orientação de atletas.
Nada contra os profissionais tradicionais, mas no meu caso, esse tipo de orientação foi a que demonstrou melhor resultado. Na verdade, isto começou com a orientação para minha esposa, corredora já a alguns anos, que participa de algumas provas de meia maratona todo ano, e que é minha grande inspiração (vamos tratar disto em um capítulo a parte). No caso dela, o que ela buscou foi melhorar a própria performance. Como os resultados para ela foram acontecendo e ela passou a ter um melhor condicionamento, este bom resultado dela me levou a procurar uma assessoria para o meu objetivo, que em primeiro lugar era o de perder o enorme sobrepeso que eu carregava comigo.
E mais uma vez, olha os 3 pilares aparecendo. Os profissionais que eu procurei orientação foram;
- NUTRICIONISTA
- CARDIOLOGISTA
- TREINADOR
O Nutricionista com experiência em suplementação alimentar de atletas, foi o responsável por adequar uma dieta de restrição de carboidratos, com suplementos alimentares a base de proteínas isoladas. Essa dieta, permitiu uma ingestão muito baixa de calorias, sem que eu sentisse fome em momento algum do dia.
Mas vai o alerta aqui, tem que abrir mão de certos "costumes" e não sair fora da dieta. Depois comentamos especificamente sobre minha dieta.
O Cardiologista, além de cuidar da saúde do meu coração, coronárias, artérias, colesterol e todos aqueles cuidados que qualquer um na minha idade tem que ter (e em qualquer idade, diga-se de passagem), também foi o responsável por me orientar sobre a faixa de esforço em que eu poderia trabalhar, principalmente durante meus exercícios aeróbicos (no meu caso, caminhada e corrida leve). Por meio da análise dos resultados do teste "espirométrico"*, o cardiologista pode determinar a faixa onde você consome o máximo de oxigênio (VO2) e portanto, a faixa onde você queima mais calorias.
*"A ergoespirometria é um exame de grande aplicação
prática tanto para o atleta como para os praticantes de atividade física não
competitiva... A monitorização do treinamento torna-se um
procedimento individualizado, na medida em que são utilizadas a velocidade e a
frequência cardíaca do limiar anaeróbio para indicação e diagnóstico do
treinamento."
O Treinador, foi o responsável pelo meu trabalho de hipertrofia, ou musculação como queiram chamar, além de ser um suporte para meus treinos aeróbicos.
No início dos treinamentos, como o meu treinamento aeróbico consistiria basicamente em caminhadas "vigorosa" ** e pequenos momentos de "trotes", não iniciei com uma assessoria para corridas. Por outro lado, com a perda de gordura, seria necessário um aumento na minha massa muscular para em primeiro lugar, preencher um pouco o espaço "vazio" deixado pela gordura perdida, e não ficar com uma pele extremamente flácida. Outro benefício é que o desenvolvimento muscular é por si só um tremendo "queimador" de calorias, o que ajudaria bastante no emagrecimento. Desta forma, busquei uma assessoria voltada ao trabalho muscular, mas nada impede que se busque a assessoria desportiva para treinamento de corridas. Você encontra hoje excelente trabalhos de assessoria nesta área, que são coordenadas por excelentes atletas. Mais a frente retomamos este assunto.
Boa Roberto!!! Show a iniciativa de compartilhar sua experiência.
ResponderExcluir