quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O surpreendente papel dos pulmões na perda de peso


O surpreendente papel dos pulmões na perda de peso 

Digamos que você perdeu peso desde o ano passado. Para onde é que seus antigos kilos irão ?


Se você é como a maioria dos médicos, personal trainers e nutricionistas pesquisados ​​em um estudo recente, você responderá que a gordura que você perdeu foi convertida em calor ou energia. A verdade, de acordo com pesquisadores australianos escrevendo no BMJ, é que você exalou como o dióxido de carbono a maior parte do peso que você perdeu.


Os pesquisadores observaram  que, em termos bioquímicos, pessoas que tentam perder gordura estão tentando metabolizar os triglicérides armazenados em células de gordura. Os pesquisadores  notaram  também que, para as moléculas de triglicéridos serem  metabolizadas, elas devem ser quebradas nos seus constituintes de oxigênio , carbono e hidrogênio através de oxidação.


Ao medir  a saída desses átomos de corpos com perda de peso, os pesquisadores determinaram que a maior parte é de  dióxido de carbono exalado. Em alguém que perde 10 kg (22 libras), 8,4 kg são exalados como o dióxido de carbono, de acordo com cálculos dos pesquisadores. Os restantes 1,6 kg é transformado em  água e "pode ​​ser excretada na urina, fezes, suor, respiração, rasgos ou outros fluidos corporais", escrevem os pesquisadores.


O pensamento de que o peso perdido é convertida em calor ou energia "viola a lei da conservação de massa", escrevem os pesquisadores.


"Nossos cálculos mostram que os pulmões são o órgão excretor primário para a gordura", concluem os pesquisadores. "Perder peso requer desbloquear o carbono armazenado nas células de gordura, reforçando, assim, a frase que muitas vezes ouvi e que diz, 'comer menos, se mover mais.'"


http://www.runnersworld.com/newswire/where-does-fat-go-when-you-lose-weight

sábado, 16 de agosto de 2014

De obeso a meio-maratonista sem fórmula mágica.

Vitória pessoal, mas com agradecimentos aos que ajudaram.

Como algumas mudanças na sua vida dependem de você e de suas escolhas. Se você realmente quer mudar, pode começar agora, pois eu sou a prova de que você consegue. Eu consegui e posso afirmar, sim, é possível. Com boa vontade, determinação e um bom suporte de quem conhece, você pode conseguir o que eu consegui. Perder 42 kg e, de um sedentário que não conseguia trotar 400m e ficava ofegante com 40 min de caminhada, se transformar em um atleta amador que consegue completar uma meia-maratona correndo por mais de 2:00 h, terminando não o mais rápido, mas um dos que terminaram "inteiros" esta prova.

Este cara sou eu ?
Pois é pessoal. Este cara "era" eu. No final de 2012, início de 2013, este era eu. Sedentário e com dificuldade de caminhar por mais de 40 min em um ritmo forte, e que tinha até dores nas pernas quando dava uma corridinha de no máximo 500 m.
Sem contar as dores nos pés, costas e maldita gordura no fígado, que alguns médicos diziam que nunca mais perderia.
Dr. Ricardo Zanuto
Este cara sou eu. 
Sim pessoal, este cara sim sou eu. Hoje, depois de mais de um ano de dieta, musculação e treinos de corrida, hoje este é o meu "novo" EU.
Depois de completar minha primeira meia-maratona, ao lado dos grandes profissionais que me auxiliaram com seus conhecimentos e permitiram que eu chegasse onde cheguei.
Ao lado, o Dr. Ricardo Zanuto, meu nutricionista, cujo curriculum é melhor vocês lerem na página do blog dele. Comecei minha reeducação alimentar com ele em agosto de 2013. Tinha perdido 6 quilinhos dos meus 116 kg da foto anterior, mas só com a reeducação alimentar consegui chegar aos 74 kg que peso a mais de 3 meses. Ah! E adeus dores e gordura no fígado.
VALEU NUTRI !!!
Veja a página do Dr. Zanuto 

Tais Kamada : taiskr@hotmail.com
 Ao lado esquerdo minha personal trainer Tais Kamada.  Com a Tais ficou a principal tarefa de fazer um cara, sedentário por opção, realizar o principal trabalho para quem busca a redução de peso. Para o trabalho do nutricionista fazer efeito, é preciso que a pessoa faça um excelente trabalho de hipertrofia muscular. E foi isso que a prof. Tais ministrou com maestria. A musculação não é apenas "puxar ferro". É preciso uma orientação e um acompanhamento, para que tanto a quantidade, quanto a qualidade dos exercícios, seja a melhor para o fim almejado, e só um excelente profissional conseguirá ter o conhecimento e a experiência para te orientar e adequar o seu treino muscular.  
VALEU PERSONAL !!!!!
Contate Tais Kamada em taiskr@hotmail.com

O sedentário que virou corredor. Esse cara sou eu !!!

Em fevereiro deste ano, comecei a ter a assessoria de um verdadeiro mestre, Adriano Bastos. Mais um que peço para que veja o curriculum do cara no blog dele, mas basta dizer uma coisa sobre ele. O cara é o rei da Maratona da Disney, ganhou só 9 delas. Tem até hall da fama dele em um dos resorts da Disney.
E graças aos treinos deste mestre, passei de um corredor que se arrastava para completar uma prova 5 km, intercalando corrida com caminhada, para um corredor que completa 21 km em um bom ritmo e terminando a prova com sobra para correr mais uns 2 km se necessário.


Com o treinador e maratonista Adriano Bastos
Na foto da esquerda, no final da minha primeira meia-maratona, ao lado do mestre vestido a caráter.

Conheça Adriano Bastos neste link

Adriano Bastos Treinamentos Esportivos

VALEU TREINADOR !!!




Na foto da direita, com o mestre e minha amada musa inspiradora, que não poderia deixar de agradecer. Ela na verdade foi o exemplo, a inspiração e o maior suporte de todos. Minha maratonista, musa, amada, amiga, corredora, Leila. Na foto estamos com a camisa de meu próximo desafio em abril de 2015.  Você pode seguir meu outro blog e ficar a par de como está minha preparação para este próximo desafio, e outras informações sobre o mundo das corridas.
Bora fazer longão amada musa. Bora que tem planilha do mestre.

E que venha a MARATONA

Veja o meu outro blog neste link

Clique e Curta minha página no facebook
Minha chegada (o de camiseta rosa à direita) em minha primeira meia-maratona.



sábado, 5 de julho de 2014

Como estou mantendo o peso ideal.

Como estou mantendo meu peso ideal.

Muita gente que me acompanha está curiosa com uma coisa.
Como eu estou fazendo para manter meu peso ideal ?
Agora que está fora da dieta, a vida ficou mais fácil ?

Depende de que vida você estiver falando. 
A vida que eu deixei no passado ou a minha nova vida ?

Isso mesmo, a coisa é bem assim mesmo. Para perder 42kg, o que eu fiz foi;

  1. Dieta alimentar = para reduzir o percentual de gordura
  2. Atividade física = para queimar gordura e aumentar a massa muscular
  3. Mudança comportamental = para deixar de fazer o que estava literalmente me matando
Agora que cheguei lá, não mudou muita coisa. Continua basicamente assim:
  1. Dieta Balanceada = Na verdade é praticamente manter a antiga dieta. O que precisamos entender é; o que se deve comer não é muito diferente do que se come em uma dieta para perder peso. Tudo irá depender do seu gasto calórico. Quanto mais ativo você estiver, maior será a quantidade de alimentos que você irá ingerir, e vice-versa. Mas uma coisa tem que ficar claro. Os exageros não te levarão a nada. Alguns alimentos não valem a pena serem sequer provados. Você não é obrigado a deixar de comer nada, mas também, você não é obrigado a voltar a comer certos alimentos que não faz a menor diferença à você e ao mundo se eles existem. Ou você está viciado em algum alimento ?
  2. Atividade Física = Esta mudança é para a vida inteira, aliás, já deveria ter acontecido antes, ou melhor dizendo, nunca deveria ter deixado de ser. A atividade física não é para você emagrecer ou para te manter magro. A atividade física é para te manter VIVO. Quando você entender isso, você verá os resultados em seus exames médico. E estará lá a prova de que você está melhor de saúde do que estava sem a atividade física. Mas estes resultados dependem de você praticar a atividade física. No meu caso, continuo melhorando minha corrida e fortalecendo minha musculatura. COMECE A SUA ATIVIDADE FÍSICA PREDILETA JÁ !
  3. Mudança comportamental = Essa mudança é para toda a vida. O maior valor que você carrega consigo é a sua própria vida, sua saúde. Você coloca chave no portão de casa, câmeras de vigilância, tem aqueles que mandam blindar o carro, tudo para proteger a própria vida, mas deixam o corpo e a mente a mercê do destino. MEU DESTINO SOU EU QUE FAÇO !!
Manter o peso ideal não é uma tarefa nova que devo iniciar. Manter o peso ideal é passar a viver de uma forma correta para meu corpo. Não é um novo trabalho que devo desenvolver, é fazer aquilo que o meu corpo espera que eu faça. Entender o que precisamos para as nossas atividades diárias e as atividades que devemos fazer para manter nosso corpo na melhor forma possível.


Não pense que certas coisas são impossíveis de acontecer, que só um milagre pode resolver. Leia, se informe, consulte especialistas. Tenho certeza que procurando e com paciência, você vai encontrar o que precisa para fazer o seu corpo funcionar para você e não contra você.
O seu corpo precisa que você entenda como ele funciona e o que ele precisa, senão ele vai trabalhar contra você, pois ele entende que você está trabalhando contra ele.

Hoje tenho uma vida nova. Posso dizer que me sinto 20 anos mais novo. E não será um ou outro "hábito" antigo que me fará voltar a ser o que eu era. Agora eu sou outro, demorou mas aconteceu.








sábado, 24 de maio de 2014

Vamos emagrecer dormindo ?


Para isso, precisamos entender um pouco o funcionamento de nosso corpo. No caso do sono, o mais importante para o emagrecimento  é o aumento na produção do GH (Growth Hormone) que ocorre quando dormimos.




O GH , ou Hormônio do crescimento, é o hormônio responsável pelo rápido crescimento na adolescência. Nos adultos é importantíssimo para  a queima de gordura. Ele é produzido durante todo o dia, mas o sono facilita e aumenta a ação do GH, por que a noite sua ação é mais efetiva.



Evite qualquer tipo de luz direta pelo menos 30 min antes de ir dormir, seja de TV, video-game, computadores, tablets e celulares.  Isso facilita a liberação de melatonina, substância responsável por assinalar ao organismo que é hora de descansar. 
Em humanos, a melatonina tem sua principal função em regular o sono. Em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos. 
Evite bebidas a base de cafeína, guaraná e outros tipos de estimulantes. Sempre que possível, evite exercícios intensos no período noturno, apesar de que para nós, com nossa vida ativa durante o dia, só nos resta o horário noturno para os treinos. Mas sempre que possível, procure fazer os exercícios no finalzinho da tarde ou início da noite.  
Lembre-se sempre, um adulto necessita de pelo menos 8 horas de sono. Crianças e adolescentes até 10 horas.
O ser humano é um animal de hábitos diurnos. Pois é, inclusive você que não perde uma baladinha. Nós fomos feitos para dormir à noite e ficar ativos durante o dia. A melatonina tem uma liberação maior entre meia-noite e duas da manhã. Ou seja, vá dormir antes deste horário. Já dizia nossos avós, "menino(a) vai para a cama cedo !!! "
Evite dormir com luzes acesa. Como disse antes, 30 min antes de dormir a casa toda já deve estar as escuras. A luz da lâmpada imita o espectro do sol e prejudica a liberação de melatonina. No máximo uma luz fraca de um pequeno abajur. Isto vai ajudar a emagrecer a barriga e engordar o bolso.





http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/e_possivel_emagrecer_dormindo.html

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/sono-tem-quatro-fases-que-liberam-hormonios-e-consolidam-memoria.html

http://g1.globo.com/bem-estar/videos/t/atividade-fisica/v/producao-de-endorfina-varia-ao-longo-do-dia/3332218/


sábado, 10 de maio de 2014

DIET KILLERS

Olá pessoal,

Como estou com dois blogs, este e o ULTRASONHO que fala mais sobre meus treinos e desenvolvimento como corredor iniciante, ficou um pouco escasso as postagem neste blog.
Já imagino o que vão dizer;

"Ah, agora que é um ex-gordo, vai ficar com frescura para postar assuntos no blog antigo ? "

Não é nada disso pessoal. E tem mais, não tem como deixar de ser. Você sabe muito bem que no nosso caso, bobeou aquele peso todo volta. Então, de tempos em tempos estarei aqui com alguma dica.

Mas vamos falar de um assunto mais atual para minha situação de momento e sobre uma das dúvidas mais frequentes para quem tem disposição e disciplina para seguir a risca a dieta, mas sempre topa com aquela situação tentadora, principalmente nos finais de semana.

Primeiro vamos falar das famosas escapada das dietas, quando nós nos tornamos verdadeiros

DIET KILLERS


Bom, o que precisamos sempre lembrar é que quando furamos a dieta, é só malhar o dobro no dia seguinte e pronto, certo ??

NÃO !! ERRADO.

Então vamos lá, quando lavamos o carro, é só lavar duas vezes que se chover a segunda lavagem já está feita, não é ?  (nossa, que comparativo mais idiota !!) . Mas a realidade é outra. A gente tem que levar em consideração o seguinte. Furou a dieta, atrapalhou parte do trabalho já feito.

Mas então estou excluído das baladas ?

Não, não precisa ser tão radical, mas precisa ter em mente que quanto mais você sai da dieta, mais você está estragando o trabalho que já fez. E a recuperação não será com um simples dia de academia. Agora, se você é um "DIET SERIAL KILLER" e arrebenta toda sexta-feira na balada, aí os seus resultados vão por água a baixo mesmo.

Uma baladinha, com consciência e moderação de vez em quando, não vai ser problema. Mas o bom é fugir mesmo das bebidas alcoólicas,  e tem mais, se você toma o primeiro gole no começo da festa, vai o segundo e logo você está colocando a dieta no porta-luvas. Deixa uma bebidinha só para a saideira, se for o caso.

Vamos ver o que diz um especialista: Dr. Ricardo Zanuto




































Outras matérias relacionadas ao tema:

http://www.webrun.com.br/h/noticias/dia-do-lixo-reservar-um-dia-para-comer-de-tudo-vale-a-pena/15186

Nos fins de semana é comum as pessoas abusarem no álcool, e, muitas vezes, acabam até mesmo se esquecendo de comer. Além disso, deixam de lado a disciplina seguida durante a semana e não contam as calorias do que estão bebendo. De acordo com o nutricionista Luis, um chope de 300ml em media tem 120 calorias. "Se uma pessoa tomar 10 chopes em uma noite, vai ingerir 1200 calorias. O álcool se transformar em gordura e aumenta o triglicérides", afirma Luis Claudio Benevenuto, nutricionista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Para quem pensa que manter a linha nos dias úteis e exagerar no fim de semana não vai comprometer a dieta, uma má notícia: compromete sim. Mas abandonar a vida social também não é o melhor caminho. Para resolver o impasse, a nutricionista Elaine dá a dica. "O segredo é nunca ir para o local com fome. Faça um lanche rápido antes de ir para uma festa ou evento, assim, quando chegar lá, vai conseguir comer uma quantidade equilibrada".

http://saude.terra.com.br/nutricao/confira-50-erros-que-fazem-engordar-e-prejudicam-a-saude,e7998c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

 Para finalizar, uma coisa que eu sempre faço é pesar a multa. Vale a pena eu sacrificar parte do meu trabalho para o prazer que vou ter. Uma cerveja qualquer em um fim de semana pode ser facilmente trocada por uma limonada diet. Já se for uma cerveja do mais famoso monastério alemão que é considerada uma das 8 maravilhas do mundo da cerveja, não vai passar batida. Isso vale para sobremesas, vinhos. Também não deixaria de comer um pedaço do bolo de aniversário de minha filha ou de meu filho. mas sempre com moderação e voltando para a Dieta no instante seguinte à "matança".


Free hugs para todos

sábado, 12 de abril de 2014

Palavra do especialista - O Nutricionista - Parte 2/2



O Nutricionista Dieta da Proteina -  parte 2/2



Prof. Dr. Ricardo Zanuto 
Doutor em Fisiologia Humana e Biofísica  (ICB-USP). 
Mestre em Fisiologia Humana e Biofísica (ICB-USP). 
Especialização em Fitoterapia (CONBRAFITO). 
Especialização em Fisiologia do Exercício (FEFISA). 

Não deixe de ver a também a matéria abaixo ;

http://minhavida.uol.com.br/alimentacao/galerias/17486-dieta-low-carb-emagrece-mas-deve-ser-feita-com-cuidado

Palavra do especialista - O Nutricionista parte 1/2

Mais um vídeo. É sobre a dieta que estou seguindo,  mas orientada por um especialista. Uma dieta equilibrada e acompanhada por um profissional experiente com toda certeza traz o resultado que eu obtive, sem sofrimento e complicações.

Você pode encontrar mais explicações também no link que irei postar no final da segunda parte deste vídeo.

O Nutricionista Dieta da Proteina -  parte 1/2




Prof. Dr. Ricardo Zanuto 
Doutor em Fisiologia Humana e Biofísica  (ICB-USP). 
Mestre em Fisiologia Humana e Biofísica (ICB-USP). 
Especialização em Fitoterapia (CONBRAFITO). 
Especialização em Fisiologia do Exercício (FEFISA).

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Palavra do especialista - Alimentação e atividade física - parte 2/2


Palavra do especialista  -  Alimentação e atividade física - Parte 1/2


Prof. Dr. Ricardo Zanuto 
Doutor em Fisiologia Humana e Biofísica  (ICB-USP). 
Mestre em Fisiologia Humana e Biofísica (ICB-USP). 
Especialização em Fitoterapia (CONBRAFITO). 
Especialização em Fisiologia do Exercício (FEFISA).

Palavra do especialista - Alimentação e atividade física 1/2

Alimentação e atividade física - Parte 1/2

Para entender o que comer e como o alimento funciona na produção de energia antes, durante e depois das atividades físicas, nada melhor que a explicação do especialista.




Prof. Dr. Ricardo Zanuto 
Doutor em Fisiologia Humana e Biofísica  (ICB-USP). 
Mestre em Fisiologia Humana e Biofísica (ICB-USP). 
Especialização em Fitoterapia (CONBRAFITO). 
Especialização em Fisiologia do Exercício (FEFISA).

Programa Momento Saúde - Cardiologia Esportiva

Palavra do especialista - O Cardiologista

Pessoal, achei importante colocar a palavra de alguns especialista para
informar sobre o que estamos tratando neste blog.

O CARDIOLOGISTA - Programa Momento Saúde - Cardiologia Esportiva

O primeiro video queirei compartilhar é do Cardiologista Dr. Raffael Fraga, do Hospital
Samaritano, que é especialista em Cardiologia Esportiva e nos passa várias informações importantes para quem pratica ou vai iniciar a prática esportiva. Vale a pena prestar atenção.

Veja o vídeo do Dr. Raffael Fraga 
cardiologista do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano de São Paulo 
Esta na outra postagem do
Programa Momento Saúde

http://pesolevetreinomente.blogspot.com.br/2014/04/programa-momento-saude-cardiologia_3.html

domingo, 30 de março de 2014

Tecnologia que ajuda

Hoje vou aproveitar para abordar dois assuntos. O primeiro é sobre meus resultados e o segundo sobre tecnologias que nos ajudam nessas horas.

MEUS RESULTADOS COMO ESTÃO ?

Bom, para começo de conversa, já vou avisando que estou muito, mas muito feliz com meus resultados. Muita coisa aconteceu e algumas boas mudanças já começaram a acontecer.

Primeiro é em relação ao meu peso, que finalmente entrou na casa do peso normal para uma pessoa de minha estatura. Na verdade, na medição no consultório do nutricionista estou com 400 g acima deste valor. Mas na medição ele percebeu que eu perdi massa magra, ou seja músculos. Para minha surpresa, ele aumentou a minha alimentação. Agora para perder um pouco mais de peso, eu vou comer mais. Durma com essa.

A segunda novidade é que esta semana eu comecei a treinar corrida com o suporte de uma Assessoria Esportiva. Vou começar com o que eles chamam de treino presencial. Eles mandam minha planilha para eu fazer meus treinos e sempre que eu posso eu faço meus treinos junto com o grupo na Cidade Universitária em SP.
Com isso, meus treinos de corrida já aumentaram e vão aumentar ainda mais. Por isto, terei que me dedicar ainda mais às corridas e à musculação, para não perder ainda mais mais massa magra.

Em breve coloco umas postagens sobre meus treinos com o pessoal da assessoria.

TECNOLOGIAS QUE NOS AJUDAM NESSAS HORA.

Bom, aqui vamos encontrar um assunto um pouco polêmico, mas já de antemão, vou deixar claro uma coisa. No meu entender, a tecnologia quando pode ser empregada, facilita, ajuda e torna nossas decisões mais precisas. Podemos ter os mesmo resultados sem elas, mas se elas estão aí, e se temos a possibilidade de acesso a elas, melhor usá-las.

  • Exame de Bioimpedância :

Uma das tecnologias que vem me ajudando é usada pelo meu nutricionista, o exame de  Bioimpedância. Ele mostra a quantidade de gordura, massa magra e água que você tem em seu corpo.

A análise da impedância bioeléctrica (BIA) é um método de quantificação da composição corporal que consiste na passagem de uma muito leve corrente eléctrica pelo corpo. A impedância pode ser calculada medindo a corrente e a voltagem segundo a Lei de Ohm (V=RxI). Uma vez que a água é considerada como o único componente do nosso corpo com condutividade eléctrica, quando a corrente passa ao longo do corpo, a impedância da água pode ser medida. Com este valor de impedância, o volume total de água do corpo é calculado seguindo fórmulas e um algoritmo adequados, conduzindo, por sua vez, ao cálculo da massa magra e da massa gorda. Uma explicação detalhada pode ser encontrada no ficheiro abaixo.




http://www.inbody.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=62

O exame é feito em uma balança que além de seu peso, através de uma pequena corrente elétrica que circula pelo seu corpo, ela tem a medição dos outros valores que eu comentei. Ela cria o gráfico abaixo, com toda esta informação.



  • O Cardio-Frequencímetro   
Outro instrumento que nos ajuda muito é o cardio-frequencímetro. Leia sobre a importância do uso do Cardio-frequencímetro em algumas matérias nos links no final da postagem.
Eu tenho 3 modelos que costumo usar.
  1. Um velho e eficiente  Oregon (esq da foto) , bom, um tanto barato e útil para o momento do treino, principalmente para você controlar a sua frequência mínima e máxima durante o treino. Se estiver trabalhando abaixo da mínima, você sabe que está jogando treino fora. Se estiver ultrapassando a máxima, você sabe que está se aproximando de seu estado de fadiga, ou seja, se continuar neste ritmo vai parar logo (em alguns casos ou treinos é nesta frequência que você irá trabalhar).
  2. Outro cardio-frequencímetro que eu uso é o Nike + GPS Sportwatch (centro da foto)  que é um instrumento desenvolvido para a Nike pela TomTom, em conjunto com a Polar (na verdade é o mesmo instrumento vendido pela TomTom). É um bom instrumento, de preço intermediário, com a vantagem de enviar os dados para o site da Nike (Nikeplus) e te fornecer uma planilha do treino, um histórico dos treinos com mapas e comparativos, além de colocar você em contato com a comunidade Nikeplus onde você pode compartilhar seus treinos e corridas com amigos e outras pessoas de acordo com sua vontade. Tem um ponto fraco que é não apresentar o frequencímetro fora da cronometragem, por exemplo antes de começarmos o treino, ou após finalizarmos o treino.
  3. Por fim, o que eu acho o melhor sem sombra de dúvidas é o GARMIN 620 (dir da foto) . No meu humilde entendimento, o melhor de todos. Além de oferecer tudo que o Nike+ oferece, o frequencímetro pode ser usado fora do treino, melhor ainda, após o treino ele faz uma análise da sua recuperação cardíaca, estima o seu VO2 e os dados você também compartilha se quiser em uma comunidade da Garmin. O problema é que é caro e sinceramente eu evito usa-lo nas ruas de SP, infelizmente. Nas provas prefiro ele (levo no bolso ou na mochila até o local de prova e guardo assim que vou sair do evento) . Infelizmente é o país que vivemos.

Importância do uso do cardio-frequencímetro.
Globoesporte - http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/08/cardiologista-alerta-frequencimetro-deve-ser-usado-na-atividade-fisica.html

 http://sites.garmin.com/forerunnerCoach/ 

https://secure-nikeplus.nike.com/plus/products/sport_watch/ 

http://corporate.oregonscientific.com/products_sportAndoutdoor.asp

sábado, 1 de março de 2014

Alimentação fora da rotina

Viajei sem ter chegado em meu peso ideal, portanto sabia que iria sofrer um pouco para manter a dieta.
O pior é que iria para o paraíso das guloseimas, junk food e com as crianças sedentas por chocolates e sorvetes.

Não dá para dizer que segui a dieta e que passei longe dos carboidratos. Mas neste caso, segui a risca a recomendação de meu nutricionista;

Moderação, consciência e ... "viva a vida". 
Voltando , retome a dieta e os exercícios  imediatamente.

Até que deu para fazer uma corridinha de 4km nos primeiros dias, mas depois a temperatura pela manhã não dava para encarar. Não para mim. Até via uns loucos treinando na pista em volta do lago que tinha no Hotel, mas eu ? Eu estava de férias.

Bom, no café da manhã o jeito era fugir das comidas mais calóricas. Ovos mexidos, frutas, chá, essas coisas não era muito difícil. Almoço e jantar,  quando dava rolava um grelhado com salada. Mas um dia ou outro tinha uma massa, um sorvete, um chessecake de chocolate Godiva (Chessecake Factory) que ninguém pode resistir :) Ah ! E o chopinho ? Se não me engano foram 2 e 1/2 em toda a viagem, 1/2 porque por incrível que pareça, o primeiro eu sequer consegui tomar tudo.
Proporcionalmente, na viagem toda acredito que foram uns 4 "nãos" para cada "sim" .

Como já estava furando a dieta, não usei a suplementação, até porque não estava mantendo a rotina de treinos. Comprei vários suplementos para trazer para o Brasil.
Provamos alguns na feira que acontece no complexo de esportes da ESPN, dentro do complexo Disney " ESPN Wide World of Sports ". Mas compramos apenas o que iríamos trazer.

O resultado de tudo isso ? 2 kg a mais em 15 dias. Fácil para recuperar, mas um alerta para a segunda fase do meu "projeto" que será manter o peso, dieta de manutenção para quem prefere o termo. Se eu não me cuidar após atingir o peso ideal, todo o trabalho e esforço vai embora rapidinho.

Querem os números ?

Quando embarquei estava pesando 80kg. Quando voltei estava com 82Kg e neste momento que estou escrevendo ?

...... 78Kg (yes)

https://www.espnwwos.com/

Walt Disney World Marathon Weekend Health & Fitness Expo

 

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ansiedade, torcida e agora minha musa é Maratonista.

Voltei mais rápido agora. :)

Bom, ficou de eu explicar o que me causou tanta ansiedade no início deste ano, e que história é esta de desafio que não estava em minha mão. Pois bem.


O motivo real de tanta ansiedade estava em ver a imagem e o sorriso estampado nestas fotos.



Minha musa inspiradora realizando o sonho dela de finalizar o "Desafio do Pateta" na Disney.

1/2 Maratona no Sábado Maratona no Domingo

63 km em um fim de semana e ela termina com este sorriso no rosto.






Mas para isso, tinha todo aquele ritual de viagem, preparação, vôo , imigração , e a expectativa de saber se tudo iria correr bem e principalmente se ela terminaria bem as duas provas. Não tinha nada que eu poderia fazer a não ser estar lá, torcendo e ajudando no que fosse possível. Foi dai que surgiu alguns probleminhas por conta da minha ansiedade.

Mas ela sabia muito bem o que deveria ser feito. Todo o preparo por um ano inteiro. Dieta orientada pelo nosso nutricionista, treino orientado por uma excelente assessoria, musculação para fortalecimento muscular. Tinha que dar certo. Melhorou o tempo da 1/2 maratona e concluiu a sua primeira Maratona com este sorriso e tão bem que já na tarde de Domingo estava curtindo a piscina do Hotel.

 E voltando para casa com suas 3 medalhas no peito. Minha musa agora é MARATONISTA >>>







<- tempo oficial (corrigido) na Maratona da Disney 2014




___________________________________________________________________________________
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,brasileiro-fredison-costa-vence-a-maratona-da-disney,1117652,0.htm

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/corridas-e-eventos/noticia/2014/01/21-maratona-da-disney-reune-50-mil-inscritos-e-tem-recorde-de-brasileiros.html

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Virando uma página.

Muita gente me perguntando; "E aí, não vai postar mais nada no Blog ?"

Pois é gente, eu tenho que admitir que não sou de ficar atualizando o blog diariamente, mas também concordo que ficar 3 meses sem dar as caras é demais. :)

Mas vou aproveitar para colocar as coisas em dia e  tentar melhorar minha frequência aqui neste espaço.

Então, como não dei as caras desde o final de 2013, muitos não ficaram sabendo das conquistas do final de ano. O ano da determinação não poderia terminar de forma melhor que subindo a ladeira da Av. Brigadeiro Luis Antonio.




O meu tempo de prova não foi lá "aquelas coisas" é bem verdade (2:08:41 corrigido) , mas depois deu para brindar com um delicioso "chopinho", que já fazia 6 meses que não dava as caras.

Não vou sequer falar em assuntos como estratégia, planejamento e coisa e tal. Para um cara que malemal trota 5km, fazer 15km só tinha uma forma possível, "é vai ou racha". A única novidade foram 2 saquinhos de energy gel que minha "musa" me aconselhou a tomar a cada 5km e que me ajudaram bastante.
No mais, foi curtir essa grande festa que é a São Silvestre . Não conheço festa melhor para fechar um ano, seja ele bom ou ruim. Correndo para deixar distante o passado e correndo para vislumbrar o futuro que está chegando.

Depois das comemorações, por incrível que pareça,  entrei um pouco em parafuso e em uma crise de ansiedade que eu nunca tinha vivido antes (ou será que já ?).

Mas vocês hão de concordar que foi por um bom motivo. As férias estavam chegando e um outro grande desafio estava para acontecer.
E este novo desafio não estava em minhas mão, eu não teria como colaborar diretamente para que ele se realizar, mas ele também era muito importante para mim.

Mas isto já é assunto para o próximo post.

Prometo que volto logo :)